Mercy Zidane: Que nome é esse?

Que nome é esse?

Por que Mercy? Por que Zidane? Por que Mercy Zidane?

Desculpe por possivelmente te açoitar com um terrível sentimento de frustração, leitor, justamente quando você estava próximo a gozar o sabor de uma dúvida esclarecida, mas não há um significado bem definido por trás do título desta diversificada página. A ideia surgiu do meu amigo J. Silva, o João Ricardo Bulhões, que decidiu criar um blog com três amigos da faculdade de jornalismo, na Unesp Bauru, todos então cursando o segundo ano. Dos convidados, só eu embarquei.

E foi também de sua brilhante, criativa e nonsense mente que o nome surgiu. Zidane, o grande jogador da seleção francesa e do Real Madrid (de quem Bulhões era grande fã), havia acabado de se aposentar com a fatídica cabeçada no italiano Materazzi, na final da Copa do Mundo de 2006. João quis agradecê-lo pelo futebol de excelente qualidade apresentado por anos a fio e disse: mercy*. Quando eu fiquei sabendo do título, o blog já estava feito, com desenho de Zizou no cabeçalho e meu email adicionado como contato dos administradores da página (leia-se: não tive culpa pela escolha, mas admito a falha por omissão).

Desde o começo, nunca primamos pelo foco, como vem ocorrendo com blogs e "fanpages" de uns tempos para cá. Zidane está no nome, discute-se futebol, mas a quantidade de assuntos que passaram pela página desafia até a organização caótica de uma nuvem de tags, apesar de haver temas mais recorrentes, como política, o já citado futebol, música, cinema, jornalismo e tentativas literárias. Por isso, escolhemos o subtítulo de "um blog de boteco". Mas bem depois, com a ascensão dos conteúdos "gourmetizados", achei melhor não confundir os ávidos por coxinhas que chegavam à página desavisadamente.

Bulhões saiu da página em 2009 e eu percebi que se o MZ morresse, eu iria fazer o mesmo blog, só que em outro endereço. Decidi então continuar e, com altos e baixos, e postagens esparsas mas dedicadas, descobri (ou estou descobrindo) que eu gosto muito, muito mesmo, de escrever, desenhar, filmar... Enfim, de criar neste espaço, com todas as possibilidades que ele me oferece e que a minha cabeça me dá.

E se você leu tudo isso e ainda não entendeu que raios é esse blog, aí vai um resumo: textos, que às vezes tentam ser literários e às vezes tentam ser analíticos, e ilustrações de autoria própria são a tônica deste humilde blog (que passa longe de ser exclusivo sobre futebol, como o nome pode sugerir ao leitor desavisado).

*Se você é leitor versado em 'fraçois', percebeu que a palavra obrigado, em francês, é 'merci' e não 'mercy'. Pois bem, não se ache tão esperto, já que, em inglês, mercy significa misericórdia - será que esse trocadilho foi mais uma invenção sagaz de Bulhões?

Postado por Alberto Suzano